Foto de 2008 mostra Pedrinho e Philippe Coutinho treinando juntos no Vasco Da Gama.
No dia 19 de setembro de 2008, Philippe Coutinho, então com 16 anos, entrou no time profissional do Vasco. Ele trabalhava com o companheiro de meio-campo Pedrinho, o atual presidente do Vasco. O coletivo comemorou o primeiro dia do técnico Renato Gaúcho na Colina. Anderson, Eduardo, Odvan, Fernando e Bruno Gallo foram os jogadores do time reserva; Serginho, Rodrigo Antônio, Philippe Coutinho e Pedrinho; Abubakar e Alan Kardec. Rafael, André, Eduardo Luiz e Vilson foram os titulares, bem como Marquinho, Johnny, Victor, Alex Teixeira e Madson, Edmundo e Leandro Amaral. Ao longo do jogo, Renato Gaúcho promoveu a saída de André e colocou Pedrinho no time titular. O grupo de jogadores titulares venceu por 3 a 0 com gols de Leandro Amaral, Edmundo e um contra. Philippe Coutinho e Pedrinho estão juntos com o colete azul do time reserva, o treinador Renato Gaúcho e os jogadores titulares Alex Teixeira e Vilson na foto abaixo. Fonte: NetVasco.com.br
De acordo com Zé Colméia e Julio Brant, a Puma será a nova fornecedora do Vasco.
Segundo Zé Colmeia, Júlio Brant está fazendo contato com a Puma para que o Vasco adquira o novo patrocinador: Ele intermediou com a Puma, o maior patrocínio de material esportivo da história. Será assinado por você. E é muito dinheiro.
Para jogar pelo Vasco, Philippe Coutinho deverá usar a camisa 11 ou 30 e terá seu salário reduzido em 70%.
Não é novidade que Vasco está negociando com Philippe Coutinho. No entanto, enquanto o jogador está tentando rescindir seu contrato com o Aston Villa, o clube carioca está se movendo para finalizar os últimos detalhes do contrato com o pessoal do jogador para garantir o retorno do cria de San Jose. O salário que Coutinho receberá no Vasco é um dos detalhes. O meia que estava emprestado ao Al-Duhail, do Catar, e que é jogador do Aston Villa, demonstrou estar disposto a abrir mão de grande parte de seu salário na Inglaterra para voltar, e a oferta do clube que o revelou indica uma redução de aproximadamente 70%. Por outro lado, o Vasco colaborará com o atleta em atividades do Instituto Philippe Coutinho. Atualmente, a volta do jogador ao Brasil está fortemente ligada ao seu objetivo de criar uma organização para jovens e crianças no Rio de Janeiro. As partes estão negociando e pensando em como as parcerias serão feitas. Como está o processo de negociação? Em entrevista ao ge nesta quarta-feira, o presidente Pedrinho declarou que as “duas partes têm muito interesse” em concluir o acordo. Como resultado, a negociação está prosseguindo. O Vasco está esperando a rescisão do contrato de Coutinho com o Aston Villa, que permitiria que o jogador chegasse ao clube carioca sem custo para o time. O empresário iraniano Kia Joorabchian é responsável pela negociação da rescisão do contrato de Philippe Coutinho com o Aston Villa. Ao mesmo tempo, o Vasco é representado pelo presidente Pedrinho e pela SAF, representada por Pedro Martins e Lúcio Barbosa, por meio do empresário Cacau Barbosa. As negociações iniciais envolvem a assinatura de um contrato de três anos entre Coutinho e Vasco. 11 ou 30? A discussão sobre a camisa que o meia usará se intensificou com a chegada de Coutinho. Apesar de ter acumulado dez gols no Liverpool e no Bayern de Munique, o meia revelado do Vasco deve usar um número diferente quando voltar ao clube. Coutinho o usou aos trinta anos quando surgiu. Momentaneamente, há uma disputa entre os funcionários do jogador e o marketing do Vasco sobre se ele deveria usar o antigo número ou a camisa 11, que ele usou na seleção brasileira.